segunda-feira, 26 de abril de 2010

La nuit

Esses dias eu estava pensando de onde vem esse meu fascínio pela noite. Não tem nenhum músico, nem mesmo nenhum crupiê em minha família.Vale dizer que não falo da night das baladas sertanejas universitárias, até porque não gosto desse tipo de música e foi-se o tempo em que eu bebia um pouco para "encarar" a festa com música "ruim". E quem me conhece bem sabe que, ultimamente, não adianta insistir.
Bom, falo da noite.....essa que começa por volta das 18h30!
A noite, é tão fresca. Mesmo as noites quentes araraquarenses tornam-se suportáveis quando fico cinco minutos na mureta do quintal de casa. Agora o dia não, não há cinco minutos ao ar livre que refresquem meu cérebro, fora que a claridade em demasia deixa os olhos marejados.
Na noite as pessoas ficam tão mais interessantes. tenho a impressão de que elas falam menos e num tom de voz mais baixo, muito mais chique. Fora a roupa, se for uma noite fria, melhor, pois o charme fica garantido com um belo sobretudo, ainda mais se quem estiver vestindo for um homem; eles ficam muito bem de sobretudo, pena que não usam, nem no inverno. Você já pensou naquela cena ideial? Aquela que você sonha vivenciar um dia qualquer de vida? Pois a minha é sentada num Café Parisien (de preferência onde Simone e Sarte se encontravam pra discutir o existencialismo) de sobretudo e boina, fumando um cigarro. Mas eu nem fumo...bom, abriria uma exceção...pela noite...
A noite é silenciosa. A casa fica quieta, a vizinhança também. Até Marx, Weber e Durkheim descem melhor.
Pena que a noite não foi feita para as moças né? Sempre ouvi dizer que não é recomendável sair sozinha a noite pela rua. Talvez daí meu fascínio...é, pode ser.
Admiro as pessoas que trabalham a noite, que estudam a noite (aliás, o curso noturno é sempre muito mais interessante. Eu não tenho sono. De manhã e a tarde tenho, ainda mais depois de "bandejar", mas a noite não. E os professores dizem "o noturno é mais interessado nas aulas")
Ah, a noite....se o mundo não funcionasse de dia eu trocaria meus horários. Se a graduação não funcionasse de dia, se os bancos não abrissem de dia, se minha mãe não me acordasse de dia....ah, a noite....

6 comentários:

  1. Somos notívagos sim, e daí? Ainda sonho em um mundo feito pra nós (e ele até existe, mas longe daqui!). Viva a noite! [não, não falo do programa do SBT, q até foi bom nos anos 80 e 90!]

    ResponderExcluir
  2. Notívagos....pouts....adorei.....rsrsrs um brinde a noite....tchim,tchim......

    ResponderExcluir
  3. Fato. As pessoas ficam mais interessantes à noite. Qualquer buteco é bom à noite(é claro se não tiver "música ao vivo", rs)...mas me ocorreu algo agora, quando encontramos alguém que consegue ser interessante à noite e durante o dia também corre porque o perigo está ao lado, rs...beijo!

    ResponderExcluir
  4. quando vc encontrar essa pessoa interessante a noite e de dia me avisa André....rs....quero conhecê-la

    ResponderExcluir
  5. Tudo é mais interessante a noite... Realmente as pessoas ficam mais interessantes! As conversas são mais inteligentes e mesmo as famosas "discussões de boteco" são mais produtivas...
    Ah, se isso tudo acontecer em noites frias regadas com bom vinho e na companhia de um homem de sobretudo, melhor ainda! rsrsrsrsrsrsrs!

    ResponderExcluir
  6. POxa Ana, se passarmos isso pra Paris pronto....já tenho minha cena ideal mais que completa....rsrs....rá

    ResponderExcluir