quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Esculpindo vidas


Pessoal, depois de muitos meses sem escrever, hoje senti realmente a necessidade.

Nessa época de final de graduação, despedidas, formatura e preparação para uma nova etapa, a gente acaba fazendo um balanço dos anos de faculdade que envolve discorrer, dentre outras coisas, sobre o conhecimento adquirido a duras penas e também sobre aquele que passou batido por bobeira, por uma aula chata, um professor picareta ou mesmo por uma simples questão de não querer; enfim, o "balanço" é típico de momentos de transição e fazem parte do ritual de conclusão de uma etapa, seja ela bem cumprida, ou não.

Mas, ainda tenho um mês pra curtir os amigos e, as lamentações de vê-los partir junto com o momento único que é a tal da vida universitária, serão postadas no seu devido momento. Hoje, quero mesmo pensar no que realmente aprendi dos 18 anos até agora, freqüentando assiduamente os ambientes da FCL de Araraquara. Por hora (e pode ser que seja mesmo somente por hora, mas no fundo acredito que não), posso dizer que a única coisa que ficou consiste na certeza de que por mais que você tenha acesso a um conteúdo erudito proporcionado pela Universidade Pública, você pode não saber muito bem - ou nem um pouco - o que fazer com ele.

Não se trata aqui de pensar no mercado, uma vez que, para um futuro formado em Ciências Sociais está mais do que claro que no mercado, não há espaços de ação que não estejam restritos as salas de aula, ou melhor, na verdade, dizem que eles existem - temos até que cumprir com aquelas Práticas como Complemento Curricular - mas nunca ninguém viu, nem pôde ter o privilégio de saber como deveriam funcionar.
Pretendo deixar claro que eu, como uma pretensa estudiosa de Gênero, apesar de entender o funcionamento da construção social dos sexos, de saber as origens da desigualdade entre homens e mulheres e da dominação masculina, de compreender as "etapas" do feminismo, de tentar pensar um conceito de gênero que ultrapasse os binarismos do sexo e de querer compreender um pouco mais as teorias contemporâneas que discutem o sujeito e as identidades, posso, em minha vida pessoal, sempre buscar relações que estabelecem algum tipo de dominação, algum tipo de privilégio e de desigualdade. Ou seja, eu, como "acadêmica" e feminista, posso não ter a mínima condição, sapiência, sabedoria ou sensibilidade de mudar minhas pequenas ações cotidianas, minha atual condição de vida, nem mesmo fazer de minha relação com o outro algo prazeroso e leve.

Bom, tudo isso pra dizer que tão certa é afirmação de que o saber erudito nada tem a ver com o “saber de vida”, que hoje perdemos (eu, minha família e Araraquara) uma pessoinha que, em minha opinião, é uma das mais sábias que conheci; que tinha em si não o saber melhor ou pior, mas o saber necessário para desenvolver não só um lindíssimo trabalho como escultor de madeiras, mas também para executar a árdua tarefa de esculpir a própria vida e daqueles que o rodeavam sempre com um sorriso largo no rosto, com uma palavra doce e carinhosa e com uma história interessante na ponta da língua.

Mestre Jorge ou formalmente Jorge Brandão Coutinho, ferroviário, aposentado, pai do Josmar (sociólogo e professor de peso, puxou o pai), marido da Dona Ondina, meu amigo.

Começou a esculpir na juventude, com 25 anos, e só parou ao 78 anos, semana passada, quando foi pra UTI devido às conseqüências do cigarrinho que dividia espaço em suas mãos com os formões, as goivas, grosas e limas. Hoje, pra quem passa de sua simples moradia, no Jardim Santa Lúcia, pode ter contato com algumas das 400 obras produzidas pelo mestre e que se espalham pela prefeitura da cidade, pelo Palacete das Rosas, Corpo de Bombeiros, Santa Casa, e uma delas, cruzou o oceano e se encontra na África do Sul.


Eu, particularmente, tive o privilégio de conviver com o mestre, na medida do possível (a gente sempre passa menos tempo com as pessoas do que realmente gostaríamos de passar) e sempre ouvi dele que não havia dinheiro capaz de pagar o amor que possuía por suas peças de madeira, tanto que recusou, por inúmeras vezes vendê-las, mesmo que fosse em troca de um conforto maior. Mestre Jorge tinha como valor essencial a simplicidade e o carinho pelos amigos a quem chamava de “amigos do peito” e preferia dar-lhes suas obras de presente, por acreditar que estariam bem guardadas e conservadas; conservadas pelo carinho, admiração e amor impossíveis de não ter em relação ao Mestre. Os meus olhos ficam marejados pelo privilégio que tenho, eu e minha família, de guardar uma das obras do mestre em casa.

Hoje, fui ao velório e estava cheio. De amigos, parentes, admiradores, dentre eles, meu mais querido professor do Ensino Médio, o professor Manoel, vizinho do Mestre Jorge que apadrinhou a filha mais nova do professor. Curioso é lembrar de quantas vezes o professor Manoel falou do vizinho, amigo e quase irmão, durante as aulas da escola, querendo deixar-nos a mensagem de que é nas coisas simples da vida e na relação com as pessoas que encontramos o modo mais pleno de sabedoria. Hoje professor, entendi o recado. Entendi hoje quando o vi no canto pensando, certamente, em como o Mestre fará falta, não só para o senhor, mas para todos nós que o conhecemos. Na verdade, não só para os conhecidos, mas para aqueles que devem sentir a ausência dessa coisa humana e amiga que falta tanto nos dias de hoje e que tinha de sobra no Mestre.

Mestre Jorge esculpia as madeiras, a vida dos amigos, dos familiares, formou bem os filhos, que também detém o saber erudito, mas que cultivam a simplicidade do pai.....e eu também me sinto esculpida pela mestre....

Outro dia, conversando com a orientadora, ela disse que a gente só morre mesmo quando a última pessoa que lembrar da gente também partir, dessa forma, o Mestre não morrerá e daqui há 20 anos, quando abrirem essas caixas que a prefeitura espalhou pela cidade com alguma obra de arte que caracteriza Araraquara, lá estará a obra do Mestre, esculpindo mais algumas gerações.

Obrigada Mestre! Obrigada pelas mãos e palavras habilidosas! Obrigada por ter feito parte do meu processo de lapidação!


5 comentários:

  1. concordo. é fato: sensibilidade não se ensina...longa vida às obras do mestre que o deixa vivo para posteridade! beijo!

    ResponderExcluir
  2. Realmente as pessoas não morrem. Elas continuam vivas dentro da gente. To sentindo um nó na garganta ao pensar nos que passaram pela minha vida e já se foram, levados pela morte ou apenas pela ausência física (e isso tem a ver com o início do seu post), mas que permanecem dentro de mim com a mais vívida lembrança de tudo que puderam me marcar. Principalmente minha mãe... Pronto, chorei!

    ResponderExcluir
  3. brigada pelo comentário de vocês.......
    Flor, magina eu escrevendo isso depois de todo turbilhão de sentimentos de ontem.......Pronto, chorei tbm.....!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que lindo Lara, vc fez menções a pessoas maravilhosas, uma dela o querido professor Manoel, que se não for o que me ensinou a ser mais humano no Industrial, me fez lembrar dele.
    É pessoal, a vida...ela se estingue na forma física, mas permanece nas lembranças!


    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cassiano, brigada pelo comentário. Eu tenho certeza que o professor Manoel é o mesmo que te deu aula no industrial, ele dá aula lá sim....uma pessoa incrível, não é? Como poucas......

    ResponderExcluir